Festas de Lisboa

Festas de Lisboa

Lisboa sai à rua para festejar a tradição e a diversidade cultural

Junho é o mês das Festas de Lisboa.

Com uma programação ao ar livre, gratuita e aberta a todos, a cidade enfeita-se em cada bairro para receber vários eventos artísticos e culturais.

O encontro de culturas, da tradição e do atual é a marca destas festas. O mote é dado no feriado nacional de 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com uma  homenagem dos Lisboetas com diferentes origens que constituem uma das principais fontes de riqueza cultural da cidade.

E não há festas sem marchas. As Marchas Populares todos os anos descem a Avenida da Liberdade na noite de Santo António (12 de junho), o santo mais querido dos lisboetas, naquela que é a noite mais longa da cidade, mostrando o vigor dos bairros de Lisboa.

Também os Casamentos de Santo António, que começaram em 1958 com o objetivo de promover os matrimónios nos bairros mais modestos da cidade, é outra tradição que, após ter sido interrompida em 1974, foi recuperada, 30 anos depois, em 2004 pela Câmara Municipal de Lisboa. Hoje em dia há vários critérios que permitem escolher os noivos. A cerimónia é dividida entre a Sé de Lisboa e o Salão Nobre dos Paços do Concelho e, no dia 12 de junho, à noite, os casais fazem uma aparição no desfile das marchas populares na Avenida da Liberdade.

A imagem de marca das Festas de Lisboa é a sardinha. Depois de meses a provocar a imaginação de artistas de todas as idades num concurso internacional, é apresentada em trabalhos diversos numa exposição denominada Salvem a Sardinha para conhecer as vencedoras do ano.

Venha celebrar Lisboa com muita música, arraiais, marchas, sardinhas, manjericos, tronos de Santo António, todos os anos durante todo o mês de junho.

A partir de junho consulte toda a programação no site Lisboa Cultura