Toponimia - detalhe

Igrejas e Ermidas,Hagiotopónimo

Rua de Santa Justa

  • Freguesia(s): Santa Maria Maior
  • Início do Arruamento: Rua da Madalena
  • Fim do Arruamento: Rua do Carmo
  • Data de Deliberação Camarária: 05/11/1892
  • Data do Edital: 12/11/1892
  • Designação(ões) Anterior(es): Travessa de Santa Justa .

A Rua de Santa Justa foi um dos 14 topónimos da Portaria pombalina de 5 de novembro de 1760, diploma do rei D. José com que foi inaugurada em Lisboa a prática de atribuição de nomes de ruas por decreto e, no qual se estabeleceu a denominação dos arruamentos localizados da Baixa lisboeta reconstruída, entre a Praça do Comércio e o Rossio, ao mesmo tempo que regularizava a distribuição dos ofícios e ramos do comércio pelos diferentes arruamentos, a saber: «Rua Nova d'El Rey, Rua Augusta, Rua Áurea, Rua Bella da Rainha, Rua Nova da Rainha, Rua dos Douradores, Rua dos Correeiros, Rua dos Sapateiros, Rua de S. Julião, Rua da Conceição, Rua de S. Nicolau, Rua da Victoria, Rua da Assumpção e Rua de Santa Justa».

Luís Pastor de Macedo sublinha ainda que «os nomes de S. Julião, da Conceição, de S. Nicolau, da Vitória e de Santa Justa, foram dados às ruas que mais perto passavam das igrejas e ermidas que com aquela invocação, segundo o plano estabelecido, se haviam de erguer ou se estavam já construindo.»

A Igreja de Santa Justa ficava na esquina da Rua dos Fanqueiros com a Rua de Santa Justa - onde hoje encontramos a Pollux- e era sede da paróquia de Santa Justa e Rufina, criada por D. Gilberto, 1º bispo de Lisboa, em data anterior a 1173. E se o Terramoto poupou o edifício o subsequente incêndio arruinou-o e em 1834 a sede da freguesia passou para a Igreja de São Domingos.

A remodelação paroquial de 1770 menciona esta artéria ora como travessa ora como rua, já que a descrição da Freguesia de Nª Srª da Conceição e a de Santa Justa a referem como «nova traveça de S. Justa» e nas plantas dessas mesmas freguesias surge como «Rua de S. Justa». E finalmente, o Edital municipal de 12 novembro de 1892 retomou as nomenclaturas pombalinas e passou as Travessas de Santa Justa, da Assunção, de São Nicolau e da Vitória a Ruas.
[PM]

Recursos associados


Foto - Edital da Rua - Edital de 12/11/1892
Edital da Rua, Edital de 12/11/1892
voltar