Toponimia - detalhe

Monarquia

Praça dos Restauradores

  • Freguesia(s): Santa Maria Maior , Santo António
  • Início do Arruamento: Confluência da Avenida da Liberdade, e a Rua 1º de Dezembro
  • Data de Deliberação Camarária: 17/07/1884
  • Data do Edital: 22/07/1884
  • Designação(ões) Anterior(es): Largo do Passeio Público e parte das Ruas Oriental e Ocidental do Passeio Público, delimitado pela resta que une os cunhais formados pela junção da Rua dos Condes e Calçada da Glória.

Este topónimo dado pela edilidade lisboeta presidida por José Gregório da Rosa Araújo à « nova praça que fica limitada do lado do nascente e do lado do poente pelos predios do antigo largo do Passeio Publico e de parte das antigas ruas Oriental e Occidental do Passeio Publico, do lado do norte pela recta que une os cunhaes formados na juncção da rua dos Condes e da calçada da Gloria com as duas ruas acima referidas, e do lado do sul pela cortina da rua do Jardim do Regedor e pelos predios do antigo largo do Passeio Publico», conforme refere o Edital de 22/07/1884.

Norberto de Araújo («Peregrinações em Lisboa», vol. XIV), refere que «Em 1886 ergueu-se êste monumento aos Restauradores, justificando o terrapleno do chão iniciado em 7 de Dezembro de 1882; desapareceu a poente, isto é: à esquerda, a quinta dos Castelo Melhor, que fôra Cêrca dos padres jesuítas de S. Roque».

Nas proximidades desta Praça dos Restauradores existe ainda a Rua Primeiro de Dezembro, atribuída em 7 de Agosto de 1911, por ser uma data significativa para os republicanos e tanto mais que a bandeira da República Portuguesa foi apresentada oficialmente ao país e hasteada pela 1ª vez no dia 1º de Dezembro de 1910, junto ao monumento dos Restauradores.

Referimos ainda que no 2º andar do nº 13 foi a sede do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas.
[PM]

voltar