Toponimia - detalhe

Sítios

Estrada de Benfica

  • Freguesia(s): São Domingos de Benfica , Benfica , Campolide
  • Início do Arruamento: Troço entre o acesso à Rua de Campolide e a Rua das Furnas / (Freg S. Dom. Benf.)Troço entre a Praça Marechal Humberto Delgado e a Avenida Norton de Matos. (Freg Benfica) Junção de acesso à Avenida General Norton de Matos com a Rua Paulo Renato /( Freg Campolide) Rua das Furnas
  • Fim do Arruamento: (Freg Benfica) Rua Elias Garcia (Amadora) / (Freg Campolide) Avenida Columbano Bordalo Pinheiro.
  • Data de Deliberação Camarária: 18/05/1889
  • Data do Edital: 08/06/1889
  • Designação(ões) Anterior(es): Estrada Real nº 82 .

De acordo com a entrada BENFICA (Sítio de ), no Dicionário de História de Lisboa (Lisboa: Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994), « Benfica surge como aldeia desde o séc. XIII, em redor da igreja primitiva de N. S. do Amparo. Próximo do actual Sete Rios, instalaram-se em 1399 os dominicanos, nos paços reais doados pelo Rei D. João I. Havia, assim, como que dois pólos na freguesia de Benfica e, para distinguir a zona dos paços reais e depois do convento dominicano, esta vai surgir referida como Benfica-a-Nova, ou Benfica de Baixo. O crescente povoamento da região ao longo dos tempos deu origem ao aparecimento de novos lugares: Calhariz no séc. XIV, Cruz da Pedra no séc. XVI e, entre estes dois pontos da espinha dorsal que era a Estrada de Benfica, surgiram mais tarde outros núcleos».

A data precisa da criação da freguesia permanece por averiguar, mas é de supor que se tenha estruturado logo nos primeiros tempos da Reconquista, tal como sucedeu com a maioria das igrejas paroquias com a invocação de Santa Maria. A mais antiga referencia, conhecida, a Santa Maria de Benfica, consta do testamento de D. Maria de Anboím, datado de 1337.

Recursos associados


Foto - Edital da Rua - Edital de 12/08/1937
Edital da Rua, Edital de 12/08/1937
voltar