Toponimia - detalhe

Funcionário Público

Rua Morais Soares

  • Freguesia(s): Penha de França , Arroios
  • Início do Arruamento: Parada do Alto de São João
  • Fim do Arruamento: Praça do Chile
  • Data de Deliberação Camarária: 23/11/1916
  • Data do Edital: 27/11/1916
  • Designação(ões) Anterior(es): Rua do Conselheiro Morais Soares, antes troço da antiga Estrada de circunvalação compreendido entre a rotunda no término da Avenida da Dona Amélia e a Parada do Cemitério Oriental .

Este arruamento nasceu em 1906 como Rua do Conselheiro Morais Soares, no troço da antiga Estrada de Circunvalação compreendido entre a rotunda (hoje, Praça do Chile) no término da Avenida da Dona Amélia (hoje, Avenida Almirante Reis) e a Parada do Cemitério Oriental (hoje Parada do Alto de São João), e foi já após a implantação da República, pelo Edital Municipal de 27/11/1916, que passou a Rua Morais Soares, já que o título de conselheiro recordava o regime monárquico, por ser atribuído pelo soberano, tradicionalmente aos magistrados do Supremo Tribunal e por vezes, a pessoas que tinham prestado serviços honrosos.

Rodrigo de Morais Soares (Chaves/14.01.1811 – 27.01.1881/Lisboa), bacharel em Medicina pela Universidade de Coimbra, distinguiu-se como alto funcionário da Administração Pública e especialista em assuntos aduaneiros, agrícolas e financeiros. Quando em 1852 se criou a Secretaria das Obras Públicas foi nomeado chefe da repartição de Agricultura e mais tarde Diretor geral, tendo fundado a Quinta Regional de Sintra e o Instituto Agrícola. Em 1858 fundou o Arquivo Rural, importantíssimo jornal de agricultura e artes e ciências correlativas. A Escola de Regentes Agrícolas de Santarém teve o seu nome, passando em 1910 a Escola Prática de Agricultura. Ainda escreveu diversos opúsculos sobre temas agrícolas e financeiros.

Já antes fora professor e comissário de estudos em Vila Real e, em 1848 foi pela primeira vez eleito deputado, tendo voltado em várias legislaturas.
[PM]

Recursos associados


Foto - Edital da Rua - Edital de 27/11/1916
Edital da Rua, Edital de 27/11/1916
voltar