Toponimia - detalhe

Politico

Rua Andrade Corvo

  • Freguesia(s): Avenidas Novas , Arroios
  • Início do Arruamento: Avenida Duque de Loulé
  • Fim do Arruamento: Rua Viriato
  • Data de Deliberação Camarária: 27/11/1902
  • Data do Edital: 29/11/1902
  • Data do Edital do Governo Civil: 29/11/1902
  • Designação(ões) Anterior(es): Entre a Avenida da Índia e a Rua Barros Gomes.

A nova via, entre a Avenida da Índia e a Rua Barros Gomes (actual Rua do Viriato), passou a ter a denominação de Rua Andrade Corvo.
João de Andrade Corvo nasceu em Torres Novas a 30 de Janeiro de 1824 e faleceu em Lisboa a 16 de Fevereiro de 1890, foi escritor e estadista. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal entre 1871 e 1878, durante o Governo de Fontes Pereira de Melo. Durante esse período acumulou outras pastas como a pasta da Marinha e Ultramar desde 1872 a 1877. Era um homem bastante culto que fez estudos nas áreas de Medicina, Engenharia, Matemática e Ciências Naturais. A sua carreira política começou em 1865 quando assumiu a pasta das Obras Públicas, Comércio e Indústria tendo contribuído para o desenvolvimento da rede ferroviária nacional. Em 1869 foi enviado para Madrid para exercer o cargo de Ministro de Portugal.
Andrade Corvo procurou levar a cabo uma política de alianças principalmente Luso-Britânica, estreitou laços com Espanha e estabeleceu relações com os Estados Unidos. A ele se deve a Política Tripolar, que opunha o Reino Unido e Portugal relativamente a três pontos de atrito, o conflito no Zaire, a questão da Índia e a questão de Lourenço Marques. Pelo mesmo Edital foram dados os nomes de outras figuras ilustres da altura como Duque d´Ávila, Hintze Ribeiro, José Luciano, Antonio de Serpa, Casal Ribeiro, Martens Ferrão, Latino Coelho, Pinheiro Chagas, António Ennes, Barros Gomes, Pedro Nunes, Filipe Folque, Luiz Bivar. [CCA]

Recursos associados


Foto - Edital da Rua - Edital de 29/11/1902
Edital da Rua, Edital de 29/11/1902
voltar