Toponimia - detalhe
Rua Palmira
- Freguesia(s): Arroios
- Início do Arruamento: Rua Andrade
- Fim do Arruamento: Rua do Forno do Tijolo
- Data de Deliberação Camarária: 10/11/1892
A Palmira desta Rua seria uma familiar de Manuel Gonçalves Pereira d’Andrade, que mandou construir o Bairro Andrade no final do século XIX e, por isso ganhou o direito de ter o seu nome numa rua desse Bairro.
A Rua Palmira foi um topónimo atribuído por deliberação camarária de 10 de Novembro de 1892. Essa mesma deliberação camarária atribuiu ainda no Bairro Andrade os seguintes topónimos: Rua Andrade, Rua Antónia Andrade, Rua Maria e Rua Maria Andrade.
Das Actas das sessões da Comissão Municipal no ano de 1892, pode ainda ler-se o seguinte sobre o deliberado no dia 10 de Novembro de 1892:
« De Manuel Gonçalves Pereira d’Andrade, proprietário do ‘Bairro Andrade’, cujas ruas estão na posse da Câmara, pedindo que n’ellas sejam conservados os nomes que indica. Deferido, com a alteração de Rua Antónia Andrade em vez de Rua Maria Antónia». E é deste documento que se pode inferir que a Rua Palmira recolhe a sua denominação do proprietário do Bairro Andrade sendo, provavelmente de familiares – quiçá mulher e filhas – do proprietário do Bairro Andrade.
Refira-se ainda que a Rua Palmira do Bairro Andrade tem a sua extremidade final junto à rua do Forno do Tijolo e nesta parte os seus edifícios foram edificados já no contexto da urbanização do Bairro das Colónias e, que os os prédios com os números de polícia 33 e 35, datam de 1936 e, são da autoria de Cassiano Branco.
[PM]