Toponimia - detalhe

Datas,Politico

Campo dos Mártires da Pátria

  • Freguesia(s): Arroios
  • Início do Arruamento: Confluência da Rua Gomes Freire, Largo do Mitelo, Largo do Mastro, Alameda de Santo António dos Capuchos.
  • Data de Deliberação Camarária: 05/06/1879
  • Data do Edital: 11/07/1879
  • Designação(ões) Anterior(es): Campo de Santana

O antigo Campo de Santana, por mor do Monte de Sant’Ana com a ermida da mesma invocação, ainda perdura como nome pelo qual é conhecido o Campo dos Mártires da Pátria, que no século XIX da sua atribuição também era denominado como Campo dos Mártires da Liberdade.

O Campo de Santana passou a designar-se Campo dos Mártires da Pátria, pela deliberação camarária de 5 de junho e consequente Edital municipal de 11 de julho de 1879, em memória dos 11 companheiros de Gomes Freire de Andrade suspeitos de conspiração contra o general Beresford, que neste local foram enforcados há 200 anos, no dia 18 de outubro de 1817. No decorrer do século XIX, a memória ainda viva destes acontecimentos também cognominava popularmente a artéria como Campo Mártires da Liberdade.

Refira-se que no ano da atribuição do topónimo Campo dos Mártires da Pátria, em setembro de 1879, vários vendedores da feira semanal do local indicaram o Campo de Santa Clara como o local mais indicado para a transferência deste mercado, assim como vários proprietários e moradores no Campo de Santa Clara pediram a mesma transferência, mesmo que passados 5 anos, os logistas, negociantes e proprietários do Campo dos Mártires da Pátria tenham solicitado que se voltasse à situação anterior face aos prejuízos que tinha sofrido desde então.

Este Campo foi também alvo de um projeto de ligação a São Pedro de Alcântara, por um viaduto metálico de 9 metros de largura, conforme ofício da Repartição Técnica municipal de Ressano Garcia de 1882. Em 1910, a edilidade lisboeta comprou o prédio com os nºs 29 e 37 do Campo dos Mártires da Pátria para a abertura da Rua Júlio de Andrade. E a partir de 1944 começou a ser arranjado o Jardim Braamcamp Freire, sito no Campo dos Mártires da Pátria, de acordo com o traçado pelo arquiteto municipal Perez Fernandez.

[PM]

Recursos associados


Foto - Placa Toponimica - Tipo II - em 2011
Placa Toponimica, Tipo II - em 2011
Foto - Planta do arruamento - localizaçao
Planta do arruamento, localizaçao
voltar