Toponimia - detalhe

Expansão Portuguesa

Avenida Dom Vasco da Gama

  • Freguesia(s): Belém
  • Início do Arruamento: Avenida das Descobertas
  • Fim do Arruamento: Praça de Dom Manuel I
  • Data do Edital: 29/04/1948
  • Designação(ões) Anterior(es): Avenida A e B do plano de Urbanização da Encosta da Ajuda.

A Comissão de Toponímia, reunida a 8 de Abril de 1948, avaliou uma listagem de personalidades a homenagear na toponímia dos arruamentos da Encosta da Ajuda, entre as quais Vasco da Gama. As nomenclaturas foram aprovadas a 12 de Abril de 1948 após visita aos arruamentos.

O topónimo Avenida Dom Vasco da Gama foi atribuído por edital de 29 de Abril de 1948, na antiga “avenida A.B.”. Pelo mesmo edital foram atribuídos topónimos aos restantes dezanove arruamentos inseridos do plano de urbanização da Encosta da Ajuda, ou encosta do Restelo, dezasseis dos quais relacionados com a temática dos Descobrimentos Portugueses: Praça do Império, Praça de Damão, Rua Damião de Góis, Praça de Dio, Rua Dom Cristóvão da Gama, Rua Dom Jerónimo Osório, Rua Dom Lourenço de Almeida, Praça Dom Manuel I, Avenida Dom Vasco da Gama, Rua Fernão Lopes de Castanheda, Rua Fernão Mendes Pinto, Praça de Goa, Avenida da Índia, Rua São Francisco Xavier, Rua Soldados da Índia, Rua Tristão da Cunha e Praça Dom Manuel I.

Vasco da Gama nasceu em Sines por volta de 1468, foi filho do marinheiro de D. João II Estêvão da Gama, e entrou para a História de Portugal como o navegador a quem se ficou a dever a descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Quando D. Manuel I o nomeou para comandante da frota que iria à Índia, Vasco da Gama já tinha adquirido experiência como navegador ao serviço de D. João II.

A frota partiu de Lisboa a 8 de Julho de 1497, da praia do Restelo, em Belém, que constituía já à data um prolongamento dos bairros mais ocidentais da cidade, povoado por cabanas de pescadores. Uma multidão compacta reuniu-se para se despedir dos navegadores, orando com eles pelo bom sucesso da sua viagem e despedindo-se com sentimento à medida que se afastavam da costa.

Depois de várias peripécias a frota aportou a Calecute, na Índia, a 17 de Maio de 1498, regressando a Lisboa em Agosto de 1499. Vasco da Gama encetou uma nova viagem em 1502 da qual voltou a Lisboa em 1504 carregado de especiarias. Era o início da época de maior esplendor da capital portuguesa.
D. João III nomeia-o vice-rei da Índia em 1524, onde chega em Setembro, vindo morrer em Dezembro desse mesmo ano, sendo os seus restos mortais trazidos para Portugal.

Vasco da Gama repousa no Mosteiro dos Jerónimos juntamente com os reis D. Manuel I e D. João III, Luís de Camões, Alexandre Herculano e Fernando Pessoa. Uma estátua sua, em conjunto com as de Nuno Álvares Pereira, Viriato e Marquês do Pombal, encima o Arco da Rua Augusta, terminado em 1875.
(AA)

BIBLIOGRAFIA:

Edital da C.M.L. de 29 de Abril de 1948.

Couto, Dejanirah, História de Lisboa, Lisboa: Gótica 2000, 2003

Actas da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa, Vol 1, Comissão Municipal de Toponímia, Lisboa: Câmara Municipal, 2000

Vasco da Gama. In Diciopédia X [CD-ROM]. Porto: Porto Editora, 2006. ISBN: 978-972-0-65261-4

Recursos associados


Foto - Edital da Rua - Edital de 29/04/1948
Edital da Rua, Edital de 29/04/1948
voltar