Toponimia - detalhe

Hagiotopónimo

Rua de Sant'Ana à Lapa

  • Freguesia(s): Campo de Ourique , Estrela
  • Início do Arruamento: Rua da Lapa
  • Fim do Arruamento: Rua de Santo António à Estrela
  • Designação(ões) Anterior(es): Por edital do Governo Civil de Lisboa de 01/09/1859 foi incorporada na Rua de Sant'Ana, a parte da Rua das Trinas que começa na Rua da Lapa e finda na Rua de Buenos Aires.

A Rua de Sant'Ana à Lapa é um arruamento cuja data de fixação na memória da cidade se desconhece mas que será seguramente anteriormente ao terramoto de 1755, já que uma descrição da cidade ( manuscrito nº 153 da Torre do Tombo, publicado pela C.M.L. com o título «Lisboa na 2ª metade do séc. XVIII (Plantas e descrições das suas freguesias)» ) menciona a «rua de S.Anna» na «Fregª de Santa Isabel» e as plantas da «Fregª do Snre. Jezus da Boa-Morte» bem como a da «Nova Freguezia de N. Sª da Lappa», referem a «rua de S.Anna».

Também em 1859, um edital do Governo Civil de Lisboa , datado de 1 de Setembro desse ano, determina a incorporação da parte da Rua das Trinas que começa na Rua da Lapa e finda na Rua de Buenos Aires, na Rua de Sant'Ana.

O topónimo original do arruamento é Rua de Sant' Ana e assim figura na planta da cidade de 1910. Conforme consta no processo 1841/50 foi acrescentada a palavra "à Lapa" por parecer da Comissão Consultiva Municipal de Toponímia na sua reunião de 19/05/1950, homologado pelo Vice-Presidente da C.M.L., em 26/05/1950.

A sua origem radica no culto popular a Santa Ana, muito divulgado na Lisboa antiga, como imagem catalisadora da grande devoção das mães portuguesas, padroeira do vendedores de objectos usados, das mulheres que fazem renda, das donas de casa, dos marceiros, dos torneiros, dos moços de estrebaria e fabricantes de vassouras e de especial devoção em casos de pobreza e para se encontrarem objectos perdidos.

voltar