Toponimia - detalhe

Igrejas e Ermidas,Hagiotopónimo

Rua de São Bento

  • Freguesia(s): Estrela , Santo António , Misericórdia , Campo de Ourique
  • Início do Arruamento: Rua do Poço dos Negros
  • Fim do Arruamento: Largo do Rato
  • Designação(ões) Anterior(es): Por edital do Governo Civil de Lisboa, de 01/09/1859, a Rua da Flor da Murta foi incorporada na Rua de São Bento.

O nome do sítio de S. Bento data do séc. XVI em que o topónimo do local era feito por referência ao Convento de frades beneditinos que vieram de Tibães.

Estes frades já instalados na área compraram em 1596 terras da Quinta da Saúde onde construíram o Convento de S. Bento, que por tal também foi conhecido por Convento da Saúde. Sabe-se que o convento já estava ocupado em 1598 apesar da obra só ter ficado concluída em 1615.


Dado o local não ter sofrido com o Terramoto, em 1757, foi transferido do Castelo de S. Jorge para este convento, o Arquivo da Torre do Tombo.

Sobre a arquitetura monacal foi depois construído o Palácio das Cortes, remodelação do Arqº Possidónio da Silva e aí reuniram as Cortes pela primeira vez em 15 de Agosto de 1834. A atual traça é de Ventura Terra e foi inaugurada em 1902. É a atual Assembleia da República.

Segundo o olisipógrafo Norberto Araújo, em Peregrinações em Lisboa, da Rua dos Poços dos Negros até ao Largo passado o Arco de S. Bento, o topónimo Rua de S. Bento seria antigo. Dali para cima até ao Rato, considerava ser do séc. XVIII já que eram os Olivais de S. Bento e antes Rua Nova de Colónia.

Segundo outro olisipógrafo, Luís Pastor de Macedo, em Lisboa de Lés-a-Lés, o troço superior da Rua de S. Bento poderia anteriormente ter sido designado como rua de S. Bento às Trinas, por referência às Trinas do Rato.

Nesta rua existiu um estúdio de cinema da Portugalia Filmes que depois passou a ser da associação Triângulo Vermelho; nasceu Alexandre Herculano no Pátio do Gil que se abre no n.º 458 desta artéria; e viveram o político regenerador Hintze Ribeiro e a fadista Amália Rodrigues.
[PM]

voltar