Toponimia - detalhe

Comércio e comerciantes,Morador/Proprietário do local,Republicano

Rua João de Oliveira Miguens

  • Freguesia(s): Estrela , Alcântara
  • Início do Arruamento: Avenida 24 de Julho
  • Fim do Arruamento: Rua Prior do Crato
  • Data de Deliberação Camarária: 22/05/1913
  • Data do Edital: 06/06/1913
  • Designação(ões) Anterior(es): Rua Cascais

A Rua João de Oliveira Miguens, com início na Avenida 24 de Julho e fim na Rua Prior do Crato, sita nas Freguesias dos Prazeres e de Alcântara, foi atribuída por deliberação camarária de 22/05/1913 e Edital de 06/06/1913, na artéria até aí designada por Rua Cascais.
Este topónimo Rua de Cascaes fora atribuído por Edital de 12 de Janeiro de 1889 à “nova rua (actualmente em construção) no logar do caneiro de Alcantara, comprehendida entre a rua do Livramento, no 4º bairro d’esta cidade, e a margem do Tejo”.
Também por deliberação e edital da Câmara Municipal de Lisboa, de 10 e 25/05/1917, respectivamente, foi desanexada da Rua João de Oliveira Miguens a parte da mesma rua compreendida entre a Rua Fradesso da Silveira e a margem do Tejo, voltando a denominação de Rua Cascais a ficar inscrita na toponímia de Lisboa.
Assim, e após a implantação da República, a Câmara Municipal, perpetuou na memória de Lisboa o nome de João de Oliveira Miguens, comerciante de Alcântara que pertenceu ao directório do Partido Republicano Português e que em 1902, por ocasião do Convénio, organizou uma tentativa de levantamento armado em Alcântara.
No dia 7 de Janeiro de 1908, na Sociedade Promotora de Instrução realizou-se uma cerimónia em sua homenagem, assinalando o primeiro aniversário do seu falecimento. Na sede da Sociedade Promotora de Educação Popular, Rua de Alcântara, 2º andar, discursaram: Inácio da Conceição Estrela, Fernão Boto Machado, Fernão Pires, Joaquim Ferreira da Silva, Joaquim Ribeiro Moita e Arnaldo de Carvalho que teceram elogios e enalteceram a figura de João de Oliveira Miguens.(IN)


voltar