Toponimia - detalhe

Sítios

Estrada da Pontinha

  • Freguesia(s): Carnide
  • Início do Arruamento: Estrada da Correia
  • Fim do Arruamento: Rua Regimento de Engenheiria 1 (Loures)

Constituída por despacho de 26/10/1943, do então Presidente da Câmara Rodrigues de Carvalho, a Comissão de Toponímia reuniu pela primeira vez em 27/11/1943 sob a presidência do Vereador João Couto e contando com a colaboração dos olisipógrafos Augusto Vieira da Silva e Luís Pastor de Macedo, e de Jaime Lopes Dias. Ao longo de 19 reuniões, num trabalho que se prolongou até ao dia 11/12/1945, a comissão ocupou-se da apreciação e aprovação da toponímia em uso em centenas de arruamentos, entre os quais este, que se encontrava já referenciado na Planta Topográfica de Lisboa de 1908, se incluiu.

Os primeiros dados sobre o sítio da Pontinha datam do século XIV. Era associado às quintas utilizadas pela nobreza e o clero de Lisboa sobretudo para fins veraneantes, e que prosperaram nos séculos XVII e XVIII.
Esta estrada servia de ligação à quinta do mesmo nome, a qual existe, pelo menos, desde 1657. Ao longo dos séculos o seu nome foi sendo alterado de acordo com os seus proprietários.

No início do século XVIII era conhecida por Quinta dos Brasileiros, e após vários proprietários, no final desse século era conhecida Quinta dos Valadares. Só no século XIX passou a ser conhecida por Quinta da Pontinha.
(AA)

Bibliografia:

Actas da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa, Vol 1, Comissão Municipal de Toponímia, Lisboa: Câmara Municipal, 2000

arquivomunicipal.cm-lisboa.pt



www.cm-odivelas.pt/Site/Freguesias/Pontinha/Historia.asp





voltar