Toponimia - detalhe
Avenida Marechal Gomes da Costa
1863 - 1929- Freguesia(s): Marvila , Alvalade , Parque das Nações , Olivais
- Início do Arruamento: Rua da Cintura do Porto de Lisboa
- Fim do Arruamento: Praça do aeroporto
- Data do Edital: 27/05/1966
- Designação(ões) Anterior(es): Era a II circular troço vulgarmente conhecido por Avenida do Cabo Ruivo que partindo da Praça do Aeroporto cruza a Avenida Infante Dom Henrique e se dirige para Nascente.
O Marechal Gomes da Costa, que foi Presidente da República de 17 de junho a 9 de julho de 1926, ficou perpetuado na toponímia de Lisboa por Edital municipal de 27/05/1966, num troço da II Circular que na época era conhecido vulgarmente por Avenida do Cabo Ruivo, a partir de uma sugestão da Liga dos Combatentes da Grande Guerra e do filho do homenageado, 37 anos decorridos após o seu falecimento, por Edital municipal de 27/05/1966.
Lisboa consagra mais 9 Presidentes da República na sua toponímia, a saber, o Marechal Francisco da Costa Gomes, o Marechal António de Spínola, o Marechal Craveiro Lopes, António José de Almeida e Sidónio Pais em Avenidas, Bernardino Machado numa Praça e, Manuel de Arriaga, Manuel Teixeira Gomes e Teófilo Braga em Ruas.
Manuel de Oliveira Gomes da Costa (Lisboa/14.01.1863 – 17.12.1929/Lisboa) foi um militar que se distinguiu particularmente na Índia (1893)- nomeadamente como administrador do concelho de Goa- , em Moçambique (a partir de 1895) – nas operações contra os Namarrais e em Macontene – , como chefe do Estado-Maior das forças militares em Angola (1912) e S. Tomé e Príncipe (1913) e ainda, durante a I Guerra no Corpo Expedicionário Português e na Batalha de La Lys. Em 1921 ingressou no Partido Reformista e disputou um lugar de deputado sem ser eleito após o que se só regressou à política em 28 de maio de 1926 lançando em Braga o grito «Às armas, Portugal!» e comandando as tropas que do norte chegaram a Lisboa. Depois, em 17 de junho um golpe de Estado depôs o comandante Mendes Cabeçadas e Gomes da Costa acabou por assumir a presidência da República nesse mesmo dia, embora acabe por ser deposto logo a 9 de julho seguinte por outro golpe de Estado. No mês seguinte foi exilado para Ponta Delgada embora, nesse mesmo ano, tenha sido promovido a marechal. Regressou a Lisboa em Novembro de 1927.
[PM]
FONTES E BIBLIOGRAFIA:
. Editais municipais
. Atas da Comissão Municipal de Toponímia
. Processo de atribuição de topónimo