Toponimia - detalhe

Boqueirão dos Ferreiros

  • Freguesia(s): Misericórdia
  • Início do Arruamento: Avenida 24 de Julho
  • Fim do Arruamento: Rua da Boavista

Constituída por despacho de 26/10/1943, do então Presidente da Câmara Rodrigues de Carvalho, a Comissão de Toponímia reuniu pela primeira vez em 27/11/1943 sob a presidência do Vereador João Couto e contando com a colaboração dos olisipógrafos Augusto Vieira da Silva e Luís Pastor de Macedo, e Jaime Lopes Dias. Ao longo de 19 reuniões, num trabalho que se prolongou até ao dia 11/12/1945, a comissão ocupou-se da apreciação e aprovação da toponímia em uso em centenas de arruamentos, nos quais este se incluiu.

O Boqueirão dos Ferreiros foi identificado no Atlas da Carta Topográfica de Lisboa, de 1856, levantamento efectuado sob a direcção de Filipe Folque.

Arruamento muito antigo, para o qual não existem registos de oficialização, o Boqueirão dos Ferreiros deve o seu nome à tradição toponímica popular de nomear os locais segundo os mesteres neles exercidos, também representada na freguesia de São Paulo pela Rua dos Cordoeiros e a Travessa dos Pescadores
Um boqueirão era uma rua, viela ou travessa, virada ao mar ou ao rio. Na Lisboa ocidental os únicos boqueirões sobreviventes são este e o “do Duro”.
(AA)

Bibliografia:

Actas da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa
Comissão Municipal de Toponímia
Lisboa: Câmara Municipal, 2000

Dispersos
Silva, A. Vieira da
Lisboa: Câmara Municipal, [196-]

arquivomunicipal.cm-lisboa.pt



voltar