Toponimia - detalhe

Republicano

Rua Castelo Branco Saraiva

  • Freguesia(s): Penha de França
  • Início do Arruamento: Avenida General Roçadas
  • Fim do Arruamento: Avenida Mouzinho de Albuquerque
  • Data de Deliberação Camarária: 29/07/1909
  • Designação(ões) Anterior(es): Azinhaga do Val-Escuro.

Gomes de Brito informa-nos o seguinte: “(…) na Sessão de 29 de Julho de 1909 [de câmara], foi apresentado um requerimento de diversos proprietários na Azinhaga de Vale Escuro, pedindo que a esta via pública se desse a denominação de Rua Vale Escuro.
Propôs porém o Sr. Vice-presidente [Anselmo Braamcamp Freire] que a esta via pública se desse o nome de Rua Castelo Branco Saraiva, satisfazendo assim não só o pedido dos requerentes, mas também um outro em tempo feito para se dar esta denominação a uma das ruas da cidade.
Foi unanimemente aprovada esta proposta.”
José da Cunha Castelo Branco Saraiva, médico e político, nasceu em Lisboa a 18 de Abril de 1848 onde morreu a 11 de Setembro de 1892. Doutorou-se na Universidade de Coimbra em 1876. Exerceu clínica em Lisboa distinguindo-se pela competência e pela humanidade e dedicação com que tratava desinteressadamente os pobres.
Foi um republicano convicto e fundou várias associações populares, entre as quais as associações dos carpinteiros, dos pedreiros e artes correlativas, e Instrução Guilherme Cossoul.
Foi também um dos fundadores do Clube Fernandes Tomás, onde se realizaram algumas conferências públicas de propaganda republicana. Castelo Branco Saraiva foi preso em consequência de uma delas.
AA

Recursos associados


Foto - Homenageado - Na Ilustração Portuguesa
Homenageado, Na Ilustração Portuguesa
voltar