Toponimia - detalhe

Outros,Estrangeiros

Praça Baden Powell

Fundador do Escutismo 1857 - 1941
  • Freguesia(s): Olivais
  • Início do Arruamento: Rotunda na confluência da Avenida de Berlim com a Avenida Cidade de Luanda e com a Rua Contra Almirante Armando Ferraz.
  • Data de Deliberação Camarária: 07/10/1992
  • Data do Edital: 12/10/1992
  • Designação(ões) Anterior(es): A rotunda situada na confluência da Avenida de Berlim com a Avenida Cidade de Luanda.

O topónimo Praça Baden Powell foi atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa, através de Deliberação Camarária datada de 07/10/1992 e Edital de 12/10/1992, à rotunda situada na confluência da Avenida de Berlim com a Avenida Cidade de Luanda.
De acordo com o registado na acta da reunião da Comissão Consultiva Municipal de Toponímia, datada de 10/07/1992, esta analisou um ofício da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais patrocinando uma sugestão do Corpo Nacional de Eventos no sentido de ser atribuído à rotunda da Avenida de Berlim o nome de Baden Powell, fundador do escutismo. A comissão emitiu parecer favorável tendo em conta que “Baden Powell, célebre oficial inglês com uma carreira militar excepcional, foi o fundador do Movimento Escutista que veio a tornar-se o maior movimento de fraternidade.”

Robert Stephenson Smyth Baden Powell, general inglês, escritor e fundador da organização dos "Boy Scouts", nasceu em Londres a 22/11/1857 e morreu no Quénia a 8/01/1941.
Serviu como militar na Índia, Afeganistão e África do Sul, onde ganhou o estatuto de herói inglês depois de um regimento sob o seu comando ter resistido a um cerco de mais de 200 dias, na África do Sul.
Fundou em 1908 os “Boy Scouts”, conhecidos como escoteiros, e em 1910 o seu equivalente feminino, as “Girl Guides”, conhecidas como guias. Serviu-se da experiência adquirida nos seus anos em África, nomeadamente entre a tribo dos Zulus, para desenvolver métodos que aplicou no treino dado a novos recrutas militares. O seu objectivo era o de os levar a pensar com independência, a usar a iniciativa própria e a sobreviver em regiões remotas. Foram estes métodos que posteriormente adaptou à formação dos seus escoteiros.
De acordo com as suas palavras “o Escutismo tem como objectivo a formação do homem, normal, intelectual e fisicamente perfeito através de um método de educação de carácter pelo desenvolvimento das virtudes cívicas”.
Escreveu vários livros, muitos deles especialmente com o objectivo de formar os seus escoteiros.
Recebeu o Baronato em 1922 e o Pariato em 1929.
(AA)

Recursos associados


Foto - Edital da Rua - Edital nº 115/1992
Edital da Rua, Edital nº 115/1992
voltar