Toponimia - detalhe

Outros

Travessa do Pinto

  • Freguesia(s): Alcântara
  • Início do Arruamento: Praça das Indústrias
  • Fim do Arruamento: Rua da Junqueira
  • Data de Deliberação Camarária: 19/07/1883
  • Designação(ões) Anterior(es): 2º Boqueirão no Sítio da Junqueira a partir do Edifício da Cordoaria.

A Câmara Municipal de Belém foi criada pelo decreto do Ministério dos Negócios do Reino de 11 de setembro de 1852, sucedendo à freguesia de Santa Maria de Belém (criada em 1833), a qual por sua vez sucedia, ao Bairro Administrativo de Belém (instituído em 1813). Integrava as freguesias de S. Pedro de Alcântara, Nossa Senhora do Amparo de Benfica, S. Lourenço de Carnide, Menino Jesus de Odivelas, Santa Isabel e S. Sebastião da Pedreira extramuros, tendo sido Alexandre Herculano o seu primeiro Presidente. O concelho de Belém foi extinto em 1885, com a reforma administrativa do município de Lisboa, aprovada pela Lei de 18 de julho de 1885 e complementada pelo Decreto de 8 de outubro do mesmo ano, tendo sido anexado ao concelho de Lisboa.

Esta Travessa do Pinto foi topónimo deliberado pela Câmara Municipal de Belém para denominar o 2º Boqueirão no Sítio da Junqueira a partir do Edifício da Cordoaria, tendo igualmente atribuído nessa mesma data ao 1º Boqueirão o nome de Travessa da Guarda.

Sabe-se igualmente que os arruamentos desta zona da Junqueira foram projetados nos terrenos conquistados ao Tejo pelas obras do Porto de Lisboa.
[PM]

voltar