Toponimia - detalhe

Cidades,zonas estrangeiras

Avenida de Paris

  • Freguesia(s): Areeiro
  • Início do Arruamento: Avenida Almirante Reis
  • Fim do Arruamento: Praça de Londres
  • Data do Edital: 29/07/1948
  • Designação(ões) Anterior(es): Avenida situada entre a Avenida Almirante Reis e a Praça de Londes, no prolongamento da Rua Actriz Virgínia.

Finda a Segunda Guerra Mundial que fez com que muitas nacionalidades circulassem por Lisboa, Paris instalou-se numa placa toponímica de Lisboa, até fisicamente semelhante às da Capital francesa, pelo Edital municipal de 29 de julho de 1948.

Procurava então a edilidade lisboeta imprimir algum cosmopolitismo à cidade através da atribuição de topónimos de cidades estrangeiras e de personalidades de cariz internacional. Refira-se que para além de Paris, o mesmo Edital consagrava também o escritor Vítor Hugo e o cientista Pasteur, ambos franceses, em ruas. Acrescentava também uma Praça de Londres, uma Avenida Madrid e uma Rua Cervantes, o inventor italiano Marconi e o americano Edison, uma Avenida Rio de Janeiro e os escritores brasileiros Afrânio Peixoto e João do Rio.

Finalmente, neste lote de topónimos foi ainda fixado o nome de João XXI numa Avenida, o único papa português e, como tal, uma figura portuguesa de relevo internacional.
[PM]


FONTES E BIBLIOGRAFIA:
. Editais municipais
. Atas da Comissão Municipal de Toponímia
. MACHADO, Paula (1998), Os Estrangeiros vistos nas Ruas de Lisboa In «3ªs Jornadas
de Toponímia de Lisboa», Lisboa : CML, 1998




Recursos associados


Foto - Edital da Rua - Edital de 29/07/1948
Edital da Rua, Edital de 29/07/1948
voltar