Toponimia - detalhe

Nobre,Morador/Proprietário do local

Rua Dom José de Bragança

  • Freguesia(s): Beato
  • Início do Arruamento: Rua Marquês de Olhão
  • Fim do Arruamento: Largo da Madre de Deus
  • Data do Edital: 14/06/1950
  • Designação(ões) Anterior(es): Na placa figura como a antiga Rua Um.

O topónimo Rua Dom José de Bragança foi atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa, através de edital de 14 de Junho de 1950, à antiga rua Um do Bairro da Madre de Deus. Pelo mesmo edital foram atribuídos topónimos a outros arruamentos do Bairro de Casas Económicas da Madre de Deus, identificados anteriormente com números.
Na sua reunião de 19 de Maio de 1950, a Comissão Consultiva Municipal de Toponímia tinha discutido os topónimos a atribuir aos arruamentos do Bairro da Madre de Deus, apreciando para o efeito um ofício do Ateneu do Bairro da Madre de Deus, onde se indicavam nomes de personalidades que se tinham destacado na área do Beato e de Xabregas. A comissão, depois de estudar devidamente os dados biográficos fornecidos propôs os seguintes topónimos: Largo Coronel Mata Pereira, Largo Coronel Vasconcelos Dias, Largo da Madre de Deus, Rua Carlos José Caldeira, Rua Dom Francisco D’Eça, Rua Dom José de Bragança, Rua Dom Luís Coutinho, Rua José Bateira, Rua José Leilote, Rua Lino Hélder, Rua Luís Cadote, Rua Manuel José da Silva, Rua Marquês de Olhão, Rua Rocha Santos, Rua Simões Telhadas e Rua Vicente Ribeiro.
Este topónimo está provavelmente relacionado com o proprietário de uma quinta identificada na Planta Topográfica de Lisboa como sendo propriedade de Dom José de Bragança.
AA

Recursos associados


Foto - Edital da Rua - Edital de 14/6/1950
Edital da Rua, Edital de 14/6/1950
voltar